segunda-feira, 15 de agosto de 2011

PINTURA SOBRE MDF



Pintura sobre o MDF
O MDF pode ser pintado utilizando pistola comum, pistola com caneca ou ainda com tanque de pressão.Entretanto, deve-se estar atendo à pressão, à mangueira e à linha de ar.
Pressão:
Seguir sempre a recomendação do fabricante, pois a pressão mais alta ou mais baixa do que o padrão pode prejudicar o acabamento, causando efeitos como o de “casca de laranja”.
Mangueira:
Caso esteja muito comprida, pode provocar acúmulo de água e, conseqüentemente, condensação,prejudicando o acabamento da peça. É recomendável manter distância reduzida entre mangueira, pistola e filtro regulador.
Uniformidade nos movimentos
Durante as passadas ou demãos, manter distância constante entre o bico da pistola e a superfície do painel, evitando acúmulos em diferentes partes da peça. Não existe uma distância padrão para a pintura. A distância ideal varia em função da pressão do ar, da tinta escolhida, do equipamento e do tipo de painel a ser pintado. Entretanto, normalmente, a distância ideal varia entre 15 e 35 cm. Faça testes para garantir que não haja escorrimento de tinta ou secagem da mesma antes do contato com a peça. Cada demão deve proporcionaruma cobertura de aproximadamente 50% para que a pintura fique uniforme.
No caso de peças usinadas, recomenda-se alguns cuidados especiais, já que todo e qualquer tipo de painel apresenta menor densidade em sua camada interna e, portanto, requer maior atenção e retrabalho nos acabamentos:
1. Lixar com lixa grão 220/240
2. Aplicar fundo e lixar com lixa grão 280
3. Aplicar fundo na peça
4. Lixar toda a peça com lixa grão 320/340
A quantidade de demãos e lixamento depende do acabamento desejado.
Produtos à base de Poliuretano (bicompente) e de Poliéster são recomendados para o MDF. Seladoresà base de nitrocelulose não devem ser utilizados para a pintura de painéis de MDF. Componentes de ambos os materiais podem 8 reagir, dificultando a secagem e o acabamento. Neste, como nos demais processos da marcenaria, é recomendável a atenção quanto à viscosidade e combinação de produtos e diluentes a serem utilizados.
Estas recomendações se aplicam tanto para o MDF revestido em uma das faces como para a chapa crua.
MDF é um painel standard, produzido de acordo com rigorosos padrões de qualidade especificadospor normas européias. Para obter o melhor resultado possível com o produto, evite utilizá-lo em lugares expostos à ação da água ou ambientes com umidade excessiva.Se instalado em ambientes onde as condições de umidade e ventilação são adversas, o

MDF poderá desenvolver fungos, comprometendo as propriedades do produto. Em caso de dúvidas, solicite que terei prazer em ajudar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário